Simpósio nacional discute trabalho das Unidades Docentes Assistenciais

Por Assessoria

Maceioenses contam com atendimentos em saúde em quatro UDAs Assessoria Profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) participaram, nesta quarta-feira (18), da abertura do 1º Simpósio Nacional de Unidades Docentes Assistenciais e do 2º Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde, que ocorreu no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas.

Foto: Assessoria

O evento contou com representantes do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e ainda com a presença do secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura. A iniciativa promove a troca de experiências entre trabalhadores, gestores, estudantes, docentes e pesquisadores da Atenção Primária para desenvolver projetos e ações que visam melhorar a assistência prestada aos usuários e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, abordou os avanços que a capital alagoana vem conseguindo na área de Atenção Primária.

“Estamos em constante diálogo com o Ministério e pedimos o credenciamento de mais 190 equipes de Estratégia em Saúde da Família, com mais 32 novas unidades de saúde, para que a saúde possa chegar onde precisa”, pontuou.

A subsecretária de Atenção Primária da SMS, Roberta Borges, esteve na mesa de abertura e destacou a importância das Unidades Docentes Assistenciais.

“É um grande diferencial termos nossos estudantes dentro do serviço, tendo esse vínculo com a comunidade e um olhar diferenciado para o usuário do SUS. Esse momento de hoje, onde vamos compartilhar ideias, é fundamental para que possamos levar para o nosso SUS uma melhor assistência”, destacou.

As UDAs oferecem ações de atenção básica e atendimento especializado à saúde através da graduação, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos servidores e acadêmicos das Instituições de Ensino Superior de modo integrado às equipes de Saúde da Família e profissionais da Unidade Básica vinculados à SMS.

A capital alagoana conta com quatro Unidades Docentes Assistenciais, UDA do Cesmac – Paulo Oliveira Costa (Farol), UDA da Unima – José Lages Filho (Cruz das Almas), UDA da Ufal-Professor Gilberto de Macedo (Village Campestre) e UDA do Centro Universitário Mário Jucá – Governador Divaldo Suruagy (Barro Duro).