O município de Arapiraca deu um importante passo em direção à implementação de políticas públicas mais democráticas para a saúde do trabalhador. Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura realizou, no último dia 9, a I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Arapiraca. O evento, que teve como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, reuniu representantes do poder público, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir e buscar soluções para os desafios relacionados às políticas de saúde para os trabalhadores.
Durante a conferência, que aconteceu no auditório do Senac, foi enfatizada a importância de ouvir e atender às necessidades dos trabalhadores. A secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque, ressaltou a necessidade de se construir uma saúde pública mais inclusiva e acolhedora, em conjunto com profissionais, usuários e prestadores de serviços.
Além da secretária, o evento contou com a presença de importantes autoridades, como a presidenta do Conselho Municipal de Saúde (CMS) Aruska Magalhães, o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Luiz Felipe dos Anjos, o professor de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Diego de Oliveira Souza e o superintendente de Vigilância em Saúde de Arapiraca, Evandro Melo.
Durante a conferência, 12 delegados titulares foram eleitos, representando a sociedade, profissionais de saúde, gestores e prestadores, e foram aprovadas mais de 30 propostas. Esses delegados irão representar Arapiraca na etapa estadual da conferência, prevista para junho deste ano.
A realização da I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Arapiraca reflete o compromisso do município com a busca por condições de trabalho dignas e saúde para todos os trabalhadores locais. O evento faz parte das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Saúde, sinalizando uma tendência crescente em todo o Brasil de fortalecer a luta em prol da saúde dos trabalhadores.