A Confederação Nacional de Municípios (CNM), que representa os interesses dos municípios no Conselho Nacional das Cidades, apoiou a extensão do prazo. Agora, os municípios têm até 30 de junho para realizar suas conferências, enquanto as etapas nos estados e no Distrito Federal devem ocorrer até 31 de agosto. A fase nacional, que anteriormente estava agendada para agosto, foi remanejada para outubro, com uma data a ser confirmada posteriormente.
A CNM orienta que os municípios consultem o ponto focal de seu estado e estejam cientes dos regimentos estaduais antes de agendar suas conferências. Além disso, a entidade reforça a importância de que as administrações municipais acessem materiais disponíveis e se conectem com a comissão organizadora regional. Para esclarecimentos, há um portal dedicado à 6ª Conferência Nacional das Cidades, onde informações e orientações são fornecidas.
Para auxiliar na organização dessa conferência, a CNM lançou uma cartilha durante os Seminários Novos Gestores, que traz diretrizes sobre a gestão urbana e habitação. Além disso, uma Nota Técnica também foi disponibilizada, oferecendo informações sobre o debate da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) no contexto deste evento.
Essas ações visam garantir que a conferência ocorra de forma estruturada e eficaz, permitindo que os municípios se preparem adequadamente para contribuir nos debates sobre questões urbanas e políticas públicas.