Nesta terça-feira (03) foi um dia mais que especial para centenas de estudantes que, apresentados à robótica há menos de uma semana, já conseguem desenvolver projetos inovadores. Isso porque a Prefeitura do Pilar, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, adotou a ciência dos robôs como disciplina capaz de não somente despertar a criatividade, mas também de aprimorar o processo de aprendizagem.
A aula inaugural aconteceu no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, onde os alunos de seis escolas municipais apresentaram seus protótipos.
Secretário municipal de Educação, Clewinho Cavalcante, por sua vez, disse que o objetivo é preparar os alunos para a 1ª Mostra de Robótica do Pilar, que deve acontecer ainda este ano. “E vamos levar esta disciplina para todas as escolas da rede já em 2023. A repercussão tem sido grande, e isso é consequência não apenas do enorme interesse dos alunos, mas também do engajamento de nossos profissionais. É dessa forma que nossa juventude irá cada vez mais longe”, atestou o secretário.
Para o prefeito do Pilar, Renato Filho, a robótica é mais um grande passo para a oferta de uma educação de qualidade. “A educação sempre foi a base do nosso crescimento. Jamais o Pilar iria evoluir tanto, como está evoluindo, se não fosse a educação. Lá atrás, em 2019, fomos além quando compramos os chromebooks, levamos internet para as residências dos alunos e trouxemos o Google for Education. Hoje, chegou a hora de investir também na robótica. É dessa forma que construímos uma educação cada vez mais sólida”, ressaltou o prefeito.
O encontro desta terça-feira também contou com a participação das equipes de robótica de Atalaia e do Sesi Benedito Bentes.