Pilar está em festa. É que o feriado de Nossa Senhora do Pilar promete muito louvor e adoração nesta quarta-feira (02), quando centenas de fiéis devem acompanhar as celebrações em honra à Padroeira da cidade, que completa 150 anos no mês de março.
Celebrada pelo cônego Claudinier José, a Santa Missa tem início às 9h, na Igreja Matriz. Já às 15h, será a vez de missa campal – na Praça Floriano Peixoto –, que antecede a grande procissão pelas ruas do Pilar, com direito a show pirotécnico e participação especial da Orquestra Filarmônica Raul Ramos.As festividades, porém, encerram-se apenas nesta quinta-feira (03), com novas demonstrações de fé – uma deles é a elevação, ao meio-dia, da imagem de Nossa Senhora ao altar da Igreja Matriz.Pároco da Igreja Nossa Senhora do Pilar, Roniel Ferreira lembra que a população pilarense “é um povo de muita fé”. “O tema deste ano foi o versículo em que Maria diz: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’ (Lucas 1:38). Portanto, da mesma forma que o Senhor veio a nós por meio Dela, nós devemos ir a Ele por meio de Nossa Senhora”, destaca o religioso.
Prefeito do Pilar, Renato Filho, por sua vez, ressalta a importância das festividades de Nossa Senhora, bem como os cuidados que o Município adotou para preservar a saúde de todos frente à pandemia.
“Nós nos reunimos antecipadamente para definir, seguindo orientação do Ministério Público Estadual, todo o protocolo sanitário da festa da Padroeira. Limitamos a quantidade de participantes e vetamos equipamentos, como o tradicional parque de diversões. Além disso, também aferimos a temperatura das pessoas com acesso à igreja, onde distribuímos máscaras e álcool 70%”, conta o prefeito, cuja equipe viabilizou, ainda, um ponto adicional de vacinação durante o evento.
“Vale salientar que a Festa da Padroeira foi incluída, em junho do ano passado, no calendário turístico e de eventos oficiais do Estado de Alagoas, dada a sua representatividade para o Pilar e região”, reforça o gestor.
Com informações Assessoria