AQUIAGRA
Alagoas
Politica

Vídeo: Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca

Por Redação Atualizado há • Leitura: 4 min
Publicidade

Arapiraca está mais próxima de entrar na era do transporte sobre trilhos. Durante a inauguração da duplicação da AL-110, nesta quarta-feira (24), o senador e pré-candidato ao Governo de Alagoas, Renan Filho (MDB), anunciou que os primeiros testes das locomotivas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deverão começar entre agosto e setembro deste ano.

Segundo Renan Filho, uma parte da linha já está pronta e a próxima etapa da obra prevê a ampliação do trajeto até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), consolidando um dos mais importantes projetos de mobilidade urbana em execução no interior do Nordeste.

“O VLT já vai ter testes de locomotivas entre agosto e setembro. Uma parte da linha está pronta. Agora vamos iniciar a parte nova da obra, que vai levar a linha existente até a Ufal”, afirmou.

O projeto prevê a implantação de 13 quilômetros de linha férrea urbana, ampliando as opções de deslocamento para a população da segunda maior cidade de Alagoas. A iniciativa busca modernizar o transporte público, reduzir o tempo de viagem e oferecer uma alternativa sustentável para milhares de moradores que circulam diariamente entre bairros, áreas comerciais e instituições de ensino.

Renan Filho explicou que o empreendimento está dividido em duas etapas. A primeira consiste na recuperação e modernização da linha férrea existente. Já a segunda contempla a expansão do sistema, ampliando sua abrangência e capacidade de integração urbana.

“Quero, até o final do ano, estar com as obras prontas para, com a chegada dos trens, iniciar o funcionamento do VLT. Vai ser um trabalho transformador. A mobilidade urbana em Arapiraca vai ter dois momentos: um antes e outro depois do VLT”, declarou.

O senador destacou ainda que o novo modal facilitará o acesso da população ao comércio, à Ufal, ao Lago da Perucaba, aos bairros da cidade e aos equipamentos públicos, além de estimular a integração com ônibus, táxis, mototáxis e ciclovias.

Projeto construído em parceria

Ao comentar a origem do projeto, Renan Filho destacou que o VLT nasceu de uma construção conjunta com o prefeito Luciano Barbosa, que há anos defendia a implantação do sistema em Arapiraca.

“Esse projeto foi desenhado lá atrás pelo Luciano Barbosa. Em determinado momento não havia condições financeiras para executá-lo. Mas, quando fui para o Ministério dos Transportes, os astros se alinharam e o VLT saiu do papel”, afirmou.

Segundo o senador, a articulação entre prefeitura, Governo de Alagoas e Governo Federal permitiu transformar uma proposta antiga em uma obra concreta.

Sonho antigo de Arapiraca

Luciano Barbosa relembrou que o VLT é um projeto que acompanha sua trajetória política há muitos anos e que encontrou viabilidade graças ao apoio de Renan Filho.

“Eu tinha esse projeto há muito tempo. Quando Renan Filho voltou ao governo, apresentei novamente a proposta. Depois, já como ministro, ele me ligou e disse: ‘Luciano, chegou a hora de fazer o VLT de Arapiraca’. Eu respondi: ‘Vamos fazer, porque isso é muito importante para a cidade’”, contou.

Luciano também ressaltou que o projeto exigia um volume de investimentos incompatível com a capacidade financeira do município.

“Era um investimento muito grande para ser executado sozinho pela prefeitura. Foi a parceria com Renan Filho que tornou essa obra possível”, declarou.

O prefeito destacou, por fim, que o sistema será a base da futura rede de transporte público do município.

“O VLT vai nortear todo o transporte público de Arapiraca. Ele será a espinha dorsal da nova matriz de transporte da cidade”, afirmou.

Publicidade