Alagoas segue bem na “corrida” da vacina. O Estado é o segundo em todo o país quando o critério de avaliação é aplicação de doses que chegaram aos municípios. De acordo com o vacinômetro, até essa sexta-feira, (02/07), a Secretaria de Saúde do Estado tinha distribuído 1.546.461 doses para os municípios. Destas, 1.416.055 ou 91,6% tinha sido aplicadas até a mesma data.
A posição cai quando se compara o total de doses recebidas pelo Estado e o que chegou ao braço dos alagoanos. Até a sexta-feira, o Ministério da Saúde havia distribuído 1.979.480 doses para o Estado, sendo que destas 112.610 estão em processo de distribuição. Foram entregues efetivamente à Sesau-AL 1.866.670 doses. Considerando doses entregues e doses utilizadas, o percentual cai para 75%. Ou seja, de cada 4 doses que chegaram ao Estado, 3 foram aplicadas.
Os municípios alagoanos tem feito sua parte. Mas nem todos. Apenas 44 cidades usaram mais de 90% das vacinas.
Pelo menos de cidades estão com desempenho abaixo de 80%. Algumas abaixo de 70%. É o caso de Campo Grande (64,80%), Craíbas (66,80%) e Messias (59,60%). (Veja o ranking abaixo).
Cidades com populações indígenas ou quilombolas aparecem com mais de 100% no vacinômetro. Isso acontece porque as vacinas dessas populações são computadas à parte (extra), mas aparecem no cálculo que é feito na comparação direta do que foi entregue pela Sesau-AL à cada prefeitura, com o que foi utilizado.
Nessa condição estão as cidades de São Sebastião; Palmeira dos Índios; Feira Grande; Porto Real do Colégio; Pariconha e Jacaré dos Homens.
A boa notícia é que as menores cidades estão entre as que mais vacinam em Alagoas. Dos municípios com populações maiores, só dois (Maceió e Penedo), aparecem no top 10, o ranking com os dez maiores.
e quiser acessar o município, clique primeiro no Estado, em seguida escolha a cidade.
Acesse aqui o vacinômetro
Com informações Blog do Edivaldo Júnior