Subiu para quatro o número de deputados federais alagoanos que assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1 – uma folga a cada seis dias trabalhados. A matéria de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) precisa de 171 assinaturas para tramitar na Casa, mas chegou a 134 nessa segunda-feira (11).
Inicialmente, apenas o deputado federal Paulão (PT) tinha assinado o texto. Após uma grande repercussão nas redes sociais, três deputados da bancada alagoana se uniram ao petista e declararam apoio à matéria de Hilton.
Os deputados alagoanos que, até esta terça-feira (12), assinaram a PEC são: Paulão (PT), Rafael Brito (MDB), Daniel Barbosa (PP) e Marx Beltrão (PP).
Nas redes sociais, Marx Beltrão falou que irá defender os trabalhadores no Congresso Nacional e declarou seu apoio à PEC.
“O debate sobre a redução de jornada, a redução da precarização dos trabalhadores e o estímulo à qualidade de vida e saúde mental é uma tendência global. O Congresso precisa ter coragem para discutir o tema, buscar avanços na legislação e defender os trabalhadores. Defendo um futuro digno para todos e isso passa pelo bem-estar dos trabalhadores”, disse Beltrão.
Rafael Brito também manifestou seu apoio ao texto em seu perfil no Instagram nessa segunda-feira. “Assinei a PEC do fim da escala 6×1 e acredito que essa medida tem o potencial real de trazer benefícios para toda nossa sociedade. O trabalhador terá uma vida mais digna, com direito a descanso e convivência familiar”.
De acordo com a autora da PEC, Erika Hilton, o texto “reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis aos trabalhadores, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares”.