Sine Maceió lança projeto para inclusão de pessoas 40+ no mercado de trabalho

Por Assessoria

Uma iniciativa do Sine Maceió está garantindo oportunidade de trabalho a profissionais com mais de 40 anos de idade no ramo de call center.

Uma parceria do órgão municipal com a Desenvolve JÁ e a AlmavivA criou o projeto Inclusão Para Pessoas 40+ no Call Center que, em pouco tempo, enviou mais de 100 pessoas desta faixa etária para cursos de qualificação na área.

Neste contexto, o Sine Maceió é o responsável pela identificação e direcionamento de candidatos com o perfil desejado (40+ anos), utilizando a base de dados que dispõe e de meios de comunicação.

Foto: Reprodução

A Desenvolve JÁ é uma instituição especializada na seleção e qualificação profissional customizada para atender às demandas do mercado de call center.

Como a maior empresa do setor, a AlmavivA abriu vagas de emprego na capital para pessoas com mais de 40 anos, garantindo a reinserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento profissional contínuo.No primeiro semestre de 2024, menos de 10% dos entrantes nos processos seletivos dos cursos de formação para call center em Maceió têm 40+ de idade, conforme informou a AlmavivA.

A população brasileira está envelhecendo e o aumento da expectativa de vida no Brasil impacta diretamente na idade da população economicamente ativa, que, por consequência, busca se manter empregada.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), estima-se que, em 2040, 56% da força de trabalho do país será composta por pessoas com mais de 45 anos. Porém, no mercado de trabalho, a consequência do encontro de gerações é o crescimento do preconceito etário. Para muitos, esse pode parecer um cenário distante, mas os profissionais 40+ já enfrentam esses desafios, que começam desde os processos seletivos.

Dados do InfoJobs revelam que 70,4% dos profissionais acima dos 40 anos que participaram da pesquisa afirmam que já sofreram preconceito etário durante processos seletivos.

“A proposta do projeto é reinserir estes profissionais no mercado de trabalho, bem como promover um desenvolvimento profissional, valorizando suas experiências anteriores”, destacou a coordenadora do Sine Maceió, Valdenice Cavalcante.

Ela acrescenta que a proposta é desenvolver um processo seletivo que leve em consideração as experiências de vida e as competências dos candidatos 40+, valorizando suas habilidades interpessoais, resiliência e capacidade de adaptação.

A expectativa do projeto é gerar um impacto positivo não apenas para os envolvidos diretamente, mas também para toda a sociedade, contribuindo para a construção de um mercado de trabalho mais justo, inclusivo e diverso.