A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai fortalecer a segurança nas escolas da rede estadual, com a ampliação do seu sistema de videomonitoramento. Serão instaladas mil novas câmeras inteligentes, que irão monitorar, em tempo real, as unidades de ensino, alertando imediatamente às autoridades em caso de qualquer ocorrência.
O novo sistema é fruto de contrato firmado entre a Seduc e a empresa Teltex Tecnologia. O sistema funcionará no Observatório de Monitoramento do Aluno, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, e as novas câmeras serão posicionadas nas entradas e saídas das escolas, bem como nas áreas internas de maior circulação, a exemplo de ginásios, corredores, auditórios e refeitórios.
O contrato prevê ainda o fornecimento de equipamentos e mão de obra necessária à sua operacionalização, como explica o diretor comercial da Teltex – que atua no mercado de tecnologia desde 1993. A empresa é pioneira em projetos de circuitos de vídeos integrados para a segurança pública, contabilizando quase 200 grandes projetos de segurança executados em todo o país. O Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Polícia Rodoviária Federal e o Banco Central do Brasil são alguns de seus clientes.