Seduc reabre inscrições da chamada pública para ampliação de carga horária de professores 

Por Ronaldo Valentim, com Assessoria

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta segunda-feira (11), uma portaria que reabre as inscrições para o chamamento para ampliação de carga horária de professores efetivos da rede estadual de ensino, que desejem ampliar sua jornada de trabalho.

As inscrições podem ser realizadas até esta terça-feira (12) por meio do site www.sigepro.educacao.al.gov.br, onde está disponível o edital da chamada pública e o seu novo cronograma. 

Professores efetivos da rede estadual carga horária de 20 ou 25h terão essa nova chance de solicitar a ampliação, pois já houve um chamamento nos dias 21 e 25 de março. Com a reabertura, os profissionais que ainda não se inscreveram ou que precisam fazer correções serão beneficiados.

Com a medida, além de atender a uma demanda antiga dos professores da rede estadual, o Governo do Estado ajuda a suprir as necessidades advindas do aumento de carga horária para adequação ao Novo Ensino Médio; da cobertura da carga horária das atividades de contraturno nas escolas de ensino integral e da implantação do Programa de Recomposição de Aprendizagem – que visa combater defasagens de aprendizado por meio de oficinas de leitura, produção textual e resolução de problemas.

À frente da secretaria de Estado da Educação, José Márcio de Oliveira, explica que o aumento de carga horária é benefício mútuo para professores e servidores da rede estadual. “A nova carga horária possibilita aos professores mais tempo para preparar aulas e trabalhar conteúdos como o do novo ensino médio e do Enem. Isso sem falar no ganho de renda. Já os alunos ganham em novas possibilidades de ensino e aprendizagem, como nas atividades de monitoria, por exemplo, fazendo com que a educação siga evoluindo em todo o Estado”, explica.