Samu leva conhecimentos sobre primeiros socorros a alunos da rede estadual

Por Ascom Samu

A Escola Estadual Manuel Baltazar Pereira Diegues Júnior, localizada no Conjunto Habitacional Eustáquio Gomes, em Maceió, recebeu o Projeto Samu nas Escolas. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mobilizou acadêmicos de medicina, serviço social e enfermagem, visando conscientizar crianças sobre a importância dos primeiros socorros e os perigos dos trotes.

Foto: Arnaldo Santtos – Ascom Samu

Durante a ação, os estudantes aprenderam a lidar com emergências, como queimaduras, choque elétrico, desmaios, engasgos em crianças e adultos, e quedas da própria altura. Além disso, receberam orientações sobre como agir com segurança até a chegada de uma equipe especializada. Os acadêmicos também ressaltaram a importância de não realizar trotes ao Samu, explicando o impacto negativo dessa prática nos atendimentos de urgência.

Uma das atividades que mais chamou a atenção foi a demonstração prática dentro de uma ambulância. As crianças puderam explorar o ambiente interno, conhecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados pelos socorristas e entender como os atendimentos de urgência pré-hospitalar são realizados durante as ocorrências em que o Samu é acionado, por meio do telefone 192.

A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a relevância do Projeto Samu nas Escolas, o qual, segundo ela, tem sido fundamental para reduzir agravos e consequências dos acidentes.

“Além de serem conscientizados sobre os primeiros socorros, os alunos tornam-se multiplicadores dessas informações em suas famílias e comunidades. É um esforço contínuo de educação preventiva, que gera resultados positivos a longo prazo. Por isso, realizamos edições semanais, para atender o maior número de estudantes”, frisou.

A diretora da escola, Eucene Maria Soares, elogiou a iniciativa e a receptividade dos alunos. “Apesar de serem pequenos, do 2º ano do Ensino Fundamental, os alunos mostraram muito interesse, especialmente nas vivências práticas sobre primeiros socorros e na conscientização sobre o trote. A visita à ambulância do Samu foi um momento marcante para eles. Tenho certeza de que esta experiência foi enriquecedora e deixará um impacto positivo na vida dessas crianças. Parabéns ao Samu e a todos os envolvidos”, pontuou.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, também reforçou a importância do projeto.

“O Programa Samu nas Escolas é uma ferramenta valiosa na redução dos trotes ao Samu e na conscientização sobre primeiros socorros. Alunos bem-informados podem contribuir, ainda que de maneira simples, em situações de urgência, ajudando a salvar vidas. Além disso, essa educação preventiva fortalece a atuação do Samu ao longo do tempo”, enfatizou o gestor da Sesau.