Região Metropolitana de Maceió começa a ter abastecimento de água restabelecido, diz BRK

Por Ronaldo Valentim, Com Assessoria BRK

As cidades de Atalaia, Marechal Deodoro, Messias, Pilar e Rio Largo, todas localizadas na Região Metropolitana de Maceió, começam a ter o abastecimento de água restabelecido, após ficarem desabastecidas em decorrência dos danos causados pelas chuvas. Segundo a BRK, a chegada da água nas torneiras ocorre de forma gradual.

Em Atalaia, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rua da Linha, que abastece a maior parte da cidade, voltou a operar normalmente nesta quarta-feira (6). Atualmente, cerca de 4% dos imóveis atendidos pela empresa no município seguem com o abastecimento comprometido devido às chuvas.

As Captações Santo Antônio 1 e 2 seguem paralisadas por falta de energia e a Captação Sapucaia por causa da alteração das condições da água bruta captada no manancial.

Já em Marechal Deodoro, a reservação da Captação Broma segue paralisada devido à turbidez da água bruta, enquanto as Captações Volta D’Água e Bica da Pedra operam com vazão reduzida para assegurar a potabilidade da água tratada distribuída no município. Os mananciais permanecem em estado de atenção e em monitoramento.

A Captação Osório, em Messias, que também foi paralisada devido às condições climáticas, voltou a operar normalmente nessa terça-feira (5). O sistema, operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), está em processo de recuperação e o abastecimento deve ser retomado de forma gradativa nas regiões atendidas. A mesma situação ocorre em Pilar, onde a ETA, também operada Casal, teve a operação retomada em plena capacidade nesta quarta-feira (6).

De acordo com informações da Casal, também responsável pelo sistema produtor de Rio Largo, a operação da Captação Mata do Rolo foi retomada após reparo de uma adutora que apresentou rompimento em consequência das chuvas torrenciais. A ETA Jarbas Oiticica, por sua vez, opera com capacidade reduzida para assegurar a qualidade da água tratada entregue à população.