A eleição indireta para o cargo de governador de Alagoas já conta com cinco candidatos. Nesta terça-feira (19), apresentaram as suas candidaturas os deputados estaduais Antônio Albuquerque (Republicanos), Davi Maia (União Brasil) e Paulo Dantas (MDB). Na segunda-feira (18), já tinham sido protocoladas as de Cabo Bebeto (PL) e do bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes.
A candidatura de Davi Maia, inclusive, já apresentou quem seria o seu vice, o vereador Siderlane Mendonça (PSB). A eleição é indireta, através do voto dos deputados estaduais, tanto para governador quanto para o cargo de vice-governador.
Maia, Cabo Bebeto e Antônio Albuquerque são candidaturas consideradas de oposição, já que o escolhido para suceder Renan Filho (MDB) no cargo, tanto pelo ex-governador quanto pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALE), Marcelo Victor (MDB), é o deputado Paulo Dantas.
Dantas inclusive disse que não há voto garantido na eleição e prometeu um governo de continuidade da atual gestão. “Eu tenho que convencer os eleitores de maneira clara, passar para todos os projetos de desenvolvimento para Alagoas. O nosso projeto é fazer com que Alagoas continue melhorando a vida do cidadão. Nosso projeto é viável, republicano e que atende aos interesses do alagoano”.
A Assembleia realizará eleições indiretas para o preenchimento dos cargos de governador e vice-governador do Estado, vagos com a renúncia do ex-governador Renan Filho, no último dia 2 de abril, e de seu vice, Luciano Barbosa, que abriu mão do cargo ao eleger-se prefeito de Arapiraca, em dezembro de 2020.