Primeira creche bilíngue para pessoas com deficiência auditiva será inaugurada em Maceió

Por 7Segundos

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), através do Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (Ires) e em parceria com a Prefeitura de Maceió, vai inaugurar a primeira creche bilíngue para pessoas com deficiência auditiva em Alagoas, nesta segunda-feira (26). O evento acontece no auditório do Ires, localizado no bairro Jatiúca, na capital alagoana, a partir das 13h.

Durante o evento, as pessoas poderão conhecer o espaço físico já pronto, local em que as atividades da creche serão realizadas. As inscrições para quem deseja ingressar nas turmas acontecerão por meio de um processo seletivo feito pela Secretaria Municipal de Educação.

Foto: Assessoria

A superintendente da AAPPE, Iraê Cardoso, estará acompanhada do secretário de Educação, José Neto, assinando o termo de parceria, último passo dado em uma longa jornada percorrida para a realização da primeira creche bilíngue para crianças surdas e CODA (crianças ou adultos filhos de pais surdos) em Alagoas. A conquista histórica é o resultado do árduo trabalho e esforço da superintendente e toda a equipe da AAPPE, responsável por contribuir com uma sociedade mais justa para pessoas com deficiência desde 1987.

Além da assinatura do termo, o dia será marcado pela realização de palestras ministradas por pessoas capacitadas sobre questões de interesse da comunidade, como a aquisição de níveis básicos e avançados de educação acadêmica e profissional para os surdos, assim como o empreendedorismo e a inclusão do surdo no mercado de trabalho.

O V Encontro do Dia Nacional do Surdo é gratuito e aberto para todos os públicos. Os interessados podem se inscrever no site https://evento.aappe.org.br/login. O prazo máximo para as inscrições é até o dia 23 de setembro. A programação completa com convidados e atualizações sobre o evento podem ser conferidas nas páginas oficiais da instituição nas redes sociais: @aappe_oficial e @iresinstitutobilingue.