Maceió, 15 de janeiro de 2025

Carregando….

Carregando….

População afetada pelas chuvas em AL poderá sacar o saldo do FGTS

Por Ronaldo Valentim, com Assessoria

Trabalhadores de Alagoas que foram afetados pelas chuvas e que fazem parte da lista de municípios que decretaram emergência vão poder sacar a verba do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Em Alagoas, 32 dos 102 municípios estão incluídos nessa relação e mais de 25 mil pessoas estiveram desabrigadas, desalojadas ou ilhadas.

Foto: Reprodução

Os valores serão disponibilizados para saque depois que os municípios declararem estado de calamidade e o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheça, por meio de portaria ministerial.

De acordo com a Lei nº 8.036/90, após habilitação do município junto à Caixa Econômica Federal, o trabalhador que teve a residência danificada/destruída por motivo de desastre natural, pode requerer a liberação do saldo de FGTS até o limite de R$ 6.220,00 para cada conta vinculada de sua titularidade, pelo APP ou agência CAIXA, desde que não conste saque anterior pelo mesmo motivo (código de saque 19L – saque calamidade) em período inferior a 12 meses.

O prazo máximo para o trabalhador sacar seu FGTS é de noventa dias contados a partir da data de publicação do ato de reconhecimento pelo Governo Federal. Para solicitar o saque é preciso encaminhar uma foto do documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido em até 120 dias da decretação de calamidade. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado, é de cinco dias úteis.

A declaração deve conter:• nome completo do trabalhador;• data de nascimento;• endereço completo;• número da inscrição do CPF/PIS/PASEP;• número e data da portaria de reconhecimento do Governo Federal, bem como o cadastro de origem do endereço declarado ou a data da visita à residência do trabalhador.