O deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB) apresentou o projeto de lei nº 694/2021, que propõe a educação bilíngue no Estado. A matéria foi pensada no intuito de levar representatividade e igualdade para as pessoas surdas em Alagoas e defende a disponibilização de escolas especializadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa, atendendo os critérios linguísticos, tendo início no primeiro ano da vida escolar.
A estrutura pode ser trabalhada dentro de escolas já existentes na rede estadual de ensino, e também há a possibilidade de ser criado um centro educacional,nos dois casos com pessoal especializado, desenvolvendo currículos, métodos, formação e programas específicos, incluindo conteúdos culturais.
“Alagoas possui mais de 140 mil pessoas surdas e queremos garantir que aqueles que são estudantes tenham acesso à informação, conhecimento técnicos e científicos. Isso também é uma forma de desenvolver a consciência da importância da escrita e da leitura nas crianças, além dela crescer em um ambiente que se identifique e que a integre”, defende o deputado Ronaldo Medeiros.
Caso aprovado, o Poder Executivo deverá regulamentar como funcionará a educação bilíngue, desenvolvendo programas integrados e pesquisas que fortaleçam as práticas socioculturais dos surdos e das libras, além de manter profissionais qualificados, desenvolver a grade curricular e elaborar material didático.
Com informações ALE