O Dia do Gari é comemorado nesta segunda-feira (16). E em reconhecimento a quem tanto trabalha para recolher o lixo que produzimos diariamente, o prefeito do Pilar, Renato Filho, presenteou os garis e margaridas do município com um novo fardamento. A novidade proporciona mais segurança aos trabalhadores e, com isso, aprimora o serviço prestado à população pilarense.
A entrega do fardamento, e com direito à café da manhã especial, antecede as comemorações da Semana do Meio Ambiente, cujo objetivo principal é conscientizar a todos sobre a importância do descarte correto dos resíduos.
As equipes vão percorrer todas as escolas da rede municipal de ensino – que será palco, inclusive, de uma gincana ecológica –, e distribuir panfletos nas ruas para alertar a comunidade sobre os riscos. A Semana será encerrada com um grande encontro no próximo dia 27, no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar.
Objetos perfuro-cortantes descartados de forma incorreta podem causar graves ferimentos, além de favorecer a reprodução de agentes transmissores de doenças como a dengue e a leptospirose. Some-se a isso o prejuízo ao meio ambiente, em virtude do risco de contaminação, por exemplo, da Lagoa Manguaba, que banha a cidade.
Pequenas atitudes, portanto, são capazes de prevenir acidentes. Embalar copos e lâmpadas dentro de latas de leite em pó, por exemplo, é capaz de evitar que garis e margaridas se machuquem seriamente durante o trabalho.
Para o prefeito do Pilar, valorizar quem exerce atividade tão importante é mais que uma obrigação. “Estamos sempre atentos às demandas dos garis e margaridas da nossa cidade. O novo fardamento, um EPI essencial para a prevenção de acidentes, é uma prova disso. Portanto, é indispensável que a população também faça a sua parte, pois, além de prevenir acidentes, o descarte correto do lixo também evita problemas diversos, como o entupimento de bueiros”, avalia Renato Filho.