Pesquisa aponta que distância entre Lula e Bolsonaro cai para oito pontos percentuais

Pesquisa realizada pelo PoderData foi divulgada na quarta-feira,(02), aponta que a distância da intenção de votos no primeiro turno da eleição presidencial de 2022 entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu para 8%. 

De acordo com a pesquisa, Lula tem 40% da intenção de voto e Bolsonaro 32% no primeiro turno. Logo depois, em empate técnico, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 7% e Sérgio Moro (Podemos) com 6%. 

Outros nomes foram testados também: o governador gaúcho Eduardo Leite, que perdeu as prévias do PSDB para João Doria, mas está para entrar no PSD e disputar a presidência, ficou com 3%; Doria e André Janones (Avante), têm 2% e Simone Tebet (MDB), 1%. Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não teve menções suficientes para pontuar. Outros 5% disseram que, neste momento, votariam em branco ou nulo, e 3% não souberam opinar.

Já no segundo turno, a distância entre Lula e Bolsonaro também caiu, embora siga bastante favorável ao petista. A pesquisa do PoderData apontou que, em um embate direto com Bolsonaro, Lula tem 51% da intenção de voto e o atual presidente, 37%.

Por outro lado, 10% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo e 1% não soube responder. A distância entre a intenção de votos dos dois já foi de 25 pontos percentuais, em setembro de 2021.

A pesquisa foi realizada com 3.000 entrevistas, de 27 de fevereiro a 1º de março de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.