A TV Pajuçara divulga mais uma pesquisa de intenção de voto, realizada pelo Paraná Pesquisas, mostrando como está o cenário nesta reta final em Alagoas.
Esse novo levantamento traz um acirramento entre Rodrigo Cunha (União Brasil) e Fernando Collor (PTB) na disputa por uma vaga em um virtual segundo turno para o governo de Alagoas. Cunha, que liderou as intenções de voto nos dois primeiros levantamentos do Paraná Pesquisas, em maio e junho, caiu para a terceira posição em julho, com o anúncio da candidatura do ex-presidente, e a ascensão de Paulo Dantas (MDB), que tomou a dianteira.
Situação que se manteve em agosto e que sofre uma mudança somente agora, na reta final da campanha, com Cunha (20,8%) ultrapassando Collor, que caiu para 18,9% das intenções de voto. Porém, a diferença entre os dois, de apenas 1,9%, deixa indefinido o nome de quem deverá enfrentar Paulo Dantas em 30 de outubro, caso as projeções se confirmem nas urnas.
Outra conclusão dos novos números do Paraná é que a troca de posições entre Cunha e Collor beneficiou Dantas, do MDB, que ampliou vantagem sobre o segundo colocado. Em agosto, o atual governador aparecia com 25,1%, com uma diferença de apenas 2,5% em relação a Collor, que aparecia com 22,6% . Agora, a distância aumentou para quase 10%, com Dantas alcançando a casa dos 30%, com 9,2% de diferença para o segundo colocado, Rodrigo Cunha.
O Paraná Pesquisas ouviu 1510 eleitores em 34 municípios alagoanos entre os dias 10 e 14 de setembro. A amostra atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais. Confira os números:
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AL-01735/2022.