Operação no Litoral Sul prende 13 pessoas por tráfico de drogas

Por Ascom SSP/AL

A Operação Litoral Sul prendeu, até o momento, 13 pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas. A ação integrada entre as polícias Civil e Militar é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), desde as primeiras horas desta quinta-feira (4). Estão sendo cumpridos 23 mandados de prisão e 35 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação predominante no município de Coruripe, litoral sul do estado.

Foto: Ascom SSP/AL

As investigações foram conduzidas ao longo de aproximadamente 10 meses pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil, em parceria com a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar. O grupo investigado é apontado por envolvimento em tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubos, desmanche de motocicletas, exploração sexual infantil, homicídios e práticas de “tribunal do crime” contra seus próprios integrantes.

Os crimes estavam concentrados principalmente em Coruripe, especificamente nas regiões de Barreiras, Poxim, Alagoinhas e no distrito de Pindorama, mas também houve registros relacionados ao grupo nos municípios de Jequiá da Praia e São Sebastião.

Prisões e apreensões

Segundo a Polícia Civil, 13 pessoas já foram presas. Também foram apreendidas duas armas de fogo e 11 munições, dinheiro em espécie, pés de maconha, além da droga pronta para comercialização. Os criminosos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Dracco.

Operação nacional

A ação integra a Operação Renorcrim, estratégia nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para o enfrentamento às organizações criminosas no país.

A denominação “Litoral Sul” faz referência à área geográfica onde Coruripe está localizada, região marcada por atrativos turísticos, como praias, piscinas naturais, gastronomia e o farol que compõe o cenário da cidade.

A operação mobilizou cerca de 220 profissionais das forças de segurança. Participaram, pela Polícia Militar, equipes da 1ª, 9ª e 10ª Companhias, 1º, 3º e 10º BPMs, Rotam, Bptran, BPRv, Batalhões de Choque e de Operações Especiais (Bope), Copes, Raio e Canil. Pela Polícia Civil, atuaram agentes da NI/Dracco, Core/Tigre, Capturas e Deic. O Departamento Estadual de Aviação (DEA) prestou apoio aéreo às equipes em solo.

A SSP reforça que informações fornecidas pela população são essenciais para o avanço das investigações e ações de combate ao crime. Denúncias sobre tráfico de drogas, homicídios, roubos e outras atividades ilícitas podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.