O Concurso Nacional Unificado do governo federal, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), terá, ao todo, 6.640 vagas ofertadas. O número de vagas aumentou, após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aderir à iniciativa, com a abertura de concorrência para 50 vagas ao cargo de pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), informa, que, com a adesão do Inep, são 21 órgãos e entidades que participarão do novo modelo.
Conforme o Decreto 11.722/2023, o concurso nacional será realizado em um modo conjunto para seleção de candidatos a cargos públicos efetivos, de órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, além de autarquias e fundações federais.
Neste modelo inédito no Brasil, as aprovas serão aplicadas simultaneamente, em 179 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal. A escolha das localidades considerou a densidade populacional, o raio de influência microrregional de cidades médias e grandes e as facilidades de acesso entre elas.