Durante o lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), na manhã desta segunda-feira (30), o governador Paulo Dantas destacou a união de esforços em prol do desenvolvimento de Alagoas e do Brasil. A terceira edição do PAC traz para o estado investimentos de quase R$ 50 bilhões para diversas áreas, entre elas infraestrutura, saúde, transportes, tecnologia e moradia. A solenidade, realizada no Centro de Convenções, contou com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; dos Transportes, Renan Filho; e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, juntamente com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além de parlamentares federais, estaduais e prefeitos.
Do total que será investido em Alagoas, R$ 15 bilhões já estão alocados para a continuidade de obras que estavam em andamento ou paradas. Entre as principais obras estão a duplicação de quatro trechos da BR-101; a duplicação do Arco Metropolitano de Maceió; a construção do novo hospital metropolitano do Agreste, em Arapiraca; a garantia da conectividade de 2.357 escolas; além do investimento para retomar as obras do trecho 5 do Canal Adutor do Sertão Alagoano e para a finalização e construção de 11.102 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida.
Para o governador Paulo Dantas, os investimentos que chegam com o Novo PAC irão beneficiar, principalmente, a população que mais precisa. Segundo ele, sob o comando do presidente Lula e com a união de esforços entre o Governo Federal, Governo de Alagoas, bancada federal alagoana e parlamento estadual, o estado e o Brasil vão seguir crescendo e se desenvolvendo.
“Hoje é motivo de muita alegria para o povo de Alagoas. São investimentos importantes para melhorar o desenvolvimento do estado, investimentos estruturantes, que têm todas as condições de melhorar e transformar a vida das pessoas. Isso significa crescimento em empregos, oportunidades e renda, e promove melhores dias para o povo. Mas isso tudo só será possível com a união de esforços”, destacou.
O ministro Rui Costa destacou o compromisso com a saúde, visando eliminar deficiências do SUS. Ele ressaltou a urgência de criar uma rede de policlínicas e o compartilhamento de custeio pelo Governo Federal. Além disso, enfatizou que o PAC representa um planejamento a longo prazo, visando a retomada de obras paralisadas, início e conclusão de novos projetos, para promover o crescimento de Alagoas e do país.