A segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro será depositado hoje com aumento de 18,48% em relação à mesma do ano passado. Somando a primeira parcela deste mês com a segunda de hoje, novembro já é maior 25,14% que o ano passado. Mas as boas notícias não param por aí, pois o ano de 2021 já tem um aumento de 25,84% em relação ao ano passado e ainda não terminou.
No total, o repasse de hoje é de R$ 1.041.440.384,78, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Lembramos ainda que as prefeituras receberam 1% extra de FPM em julho e vão receber no dia 10 de dezembro, além das parcelas normais, mais 1% extra.
O ano de 2021 é superavitário em torno de 40% em relação a 2020. O ano passado não foi um ano ruim para as prefeituras, visto que as perdas do FPM foram repostas pelo governo federal. Os recordes sucessivos nos repasses do FPM são históricos, já que nunca na história da República brasileira se repassou tanto dinheiro para as prefeituras.
Vale lembrar também que os repasses de ICMS têm crescido devido ao aquecimento das atividades comerciais, com a aproximação das festas e principalmente com a implementação do auxílio financeiro concedido pelo governo federal a milhões de brasileiros durante a pandemia e que ainda perdura. O auxílio vem injetando na economia brasileira trilhões de reais, principalmente nos pequenos municípios. Pessoas que não tinham nenhuma renda agora recebem mensalmente o auxílio financeiro, em muitos casos está sendo usado para comprar bens duráveis como eletrodomésticos, veículos, roupas e calçados.
Com informações Blog Integração Gazeta de Alagoas / Mozart Luna