O Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe pediu que a União pague R$ 128 milhões em danos morais coletivos por causa da morte de Genivaldo Santos, homem negro sufocado por policiais rodoviários federais no ano passado. O documento foi enviado à Justiça Federal no último dia 19.

O MPF concordou com a quantia sugerida à Justiça pelas entidades Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) e o Centro Santos Dias de Direitos Humanos. O processo foi movido em 27 de maio do ano passado, dois dias após Genivaldo ter sido torturado e morto dentro de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Além de a União pagar R$ 128 milhões a um fundo que desenvolve políticas antirracistas, o MPF endossou as entidades e cobrou que a PRF instale câmeras nos uniformes e nos carros da corporação. As ONGs são representadas pelo advogado Márlon Reis.







