MP e PM se unem para fiscalizar transporte escolar no interior de Alagoas

O Ministério Público de Alagoas e a Polícia Militar se reuniram nesta terça-feira (15) para definir estratégias para intensificar as fiscalizações aos transportes escolares em todo o estado. A intenção é garantir transporte seguro e evitar que os estudantes sejam colocados em risco.

Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), haverá uma operação nos próximos dias para fiscalizar os veículos.

“A Polícia Militar vem, juntamente com o Ministério Público, unir forças para proteger a criança, que é o patrimônio maior nosso desse chamamento do Ministério Público. Então, nós vamos agora desencadear uma operação para que em breve a gente possa fiscalizar cada vez mais esse transporte da criança e do adolescente”, disse o coronel Marlon Araújo.

Para o comandante, a parceria com o MP é importante para que sejam evitados acidentes como o que aconteceu em em novembro do ano passado em Joaquim Gomes, em que um menino caiu do ônibus e morreu atropelado pelo veículo; três pessoas vão a julgamento.

Segundo o Ministério Público, as irregularidades dos transporte são muitas e, para minimizar as falhas nos veículos, é preciso fazer uma manutenção a cada seis meses.

“Vai no Detran ou em uma delegada do Detran, segue os trâmites, que a gente já mostrou para todos os gestores como faz, o passo a passo, tentando ajudar. Todos os requisitos de segurança são verificados ali, são mais de 200 itens verificados. Com essa inspeção semestral em dia, de seis em seis meses, a gente tem uma análise ao menos formal que aquele transporte é seguro”, disse.

A tratativa do Ministério Público é reforçar o que a Polícia Militar já tem feito com eficiência. Já nos reunimos em 2018, têm funcionado esse tipo de fiscalização, mas a gente quer tratar dessa fiscalização com o objetivo de melhorar essa fiscalização, na rua, nas estradas, para que a gente possa levar transporte digno a essas crianças”, disse o promotor Lucas Sachsida.

Com informações G1 Alagoas