Em Missão Oficial no Uruguai para uma série de reuniões em busca de ações inovadoras para as áreas da educação, tecnologia e inovação de Alagoas, o governador Paulo Dantas visitou nesta quinta-feira (20), o Centro de Inovação Educacional com Tecnologias Digitais do Estado Uruguaio (Ceibal). No país, todos os 600 mil alunos das escolas públicas têm direito aos computadores. Uma política de educação que é única no mundo. Além disso, mais de 90% dos alunos têm internet banda larga em casa.

Com o Plano Ceibal, a política de tecnologia nas escolas já dura 15 anos e por conta disso o Uruguai tornou-se o primeiro país do mundo a fornecer computadores portáteis a todas as crianças e professores das escolas primárias e secundárias do setor público. O acesso à tecnologia e ao conhecimento tornou-se universal e o fosso digital foi significativamente reduzido, diminuindo consideravelmente essa distância entre as famílias mais pobres e mais ricas, de 35% para 8% em 10 anos.
A Ceibal é uma empresa pública de direito privado, que hoje está na estrutura do Ministério da Educação, mas tem autonomia. Ela é responsável na aquisição de computadores, de softwares de educação, na formação dos professores e no desenvolvimento de políticas educacionais. Na pandemia, as aulas presenciais foram suspensas numa sexta-feira e já estavam disponíveis on-line na segunda-feira. A iniciativa virtual permitiu aos estudantes das instituições públicas uruguaias manterem-se em contato com os seus professores e acessarem as plataformas de matemática e inglês, entre outras.








