Dois alertas meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (19) colocam 50 municípios de Alagoas em estado de atenção por conta de chuvas intensas e ventos fortes.

Os avisos, classificados como de perigo potencial (nível amarelo) e perigo (nível laranja), têm início nesta segunda-feira (19) e seguem até o dia 22 de maio.O alerta amarelo, que indica perigo potencial, atinge 50 municípios e é válido até o dia 22 de maio. Nesse período, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
Apesar de o risco ser considerado baixo, há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.Já o alerta laranja, de nível mais grave, abrange 37 municípios e permanece em vigor até a terça-feira, dia 20. Neste caso, a previsão é de chuvas mais fortes, entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.
O risco é alto para cortes de energia elétrica, alagamentos, quedas de árvores e galhos, além de descargas elétricas.A população deve redobrar a atenção.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas, e que evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é indicado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível. Em situações de emergência, os contatos da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados.