O prefeito de Maceió, JHC, implantou nesta segunda-feira (13) o Passe Livre Estudantil e vai beneficiar mais de 50 mil estudantes da capital. Este é mais um compromisso do Município para garantir acesso ao ensino para os alunos que usam diariamente o transporte público. JHC avalia o feito como um compromisso honrado.
“O Passe Livre é uma conquista histórica para os estudantes. Implantamos de forma pacífica, sem embates e de forma estruturada, depois de tantas lutas que já foram travadas aqui na nossa capital. Esse é um direito social dos estudantes, e anunciamos num momento difícil, num momento de pandemia. A implantação do Passe Livre faz parte de uma série de iniciativas que a Prefeitura vem tomando para cuidar e trazer oportunidade para os estudantes”, afirmou o prefeito.
Com o Passe Livre, os estudantes terão acesso a 44 passagens por mês, que devem ser utilizadas nos dias úteis. Serão beneficiados os estudantes que estão regularmente matriculados no ensino fundamental, médio, técnico e superior das instituições de ensino situadas no município e devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) e pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). Além disso, é necessário que o aluno comprove frequência escolar de no mínimo 75%.
O decreto de implantação do Passe Livre foi assinado pelo prefeito durante a solenidade. Além disso, projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal. No texto, o gestor explica que o PL “se faz necessário em virtude de promover o reequilíbrio econômico-financeiro através de subsídio direto, projeto de benefício para a população estudantil com complemento desta tarifa, acompanhamento qualitativo da prestação do serviço e outras práticas”.
A estudante universitária Tatiana Santos afirmou que o benefício é uma conquista para os estudantes. Ela contou que já passou por dificuldades enquanto estagiária e usuária do transporte público.
O secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, disse que, com o Passe Livre, a vida do estudante será menos difícil, e que o benefício é motivo para celebração.
Com informações Secom Maceió