Neste domingo, 02, em Alagoas, 2.325.656 eleitores devem comparecer às urnas para votar em cinco cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

O Tribunal Superior Eleitoral informou que a cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Após a escolha dos cinco candidatos, sendo o último o candidato a presidente, a urna emitirá o som mais longo.
Na hora da votação os eleitores devem deixar o celular com os mesários antes de votar e o aparelho deve ser entregue junto com o documento de identificação.
O objetivo é garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal, além de evitar eventuais coações aos próprios eleitores. A mesma regra vale para outros equipamentos como máquinas fotográficas, por exemplo, explicou a assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas.
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) destaca que hoje está permitida a manifestação individual e silenciosa das preferências do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada pelo uso de camisetas. O que não pode é a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, a caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa, a abordagem, o aliciamento e a utilização de métodos de persuasão ou convencimento e distribuição de camisetas.






