Dez mil quatrocentos e cinquenta e seis alagoanos participam das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o qual será realizado em todo o Brasil neste domingo (25). O Encceja é um exame do Governo Federal, onde, por meio de uma prova, o candidato aprovado pode conquistar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.
Oito municípios do estado serão polos de aplicação do exame: Maceió, Arapiraca, Rio Largo, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Porto Calvo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
Este ano, o número de inscritos é maior do que o de 2023, quando 9.613 alagoanos se submeteram ao exame, o que representa 843 candidatos a mais e um crescimento de aproximadamente 9% entre um ano e outro. Trinta e cinco escolas estaduais e municipais serão sedes de aplicação das provas e Maceió e Arapiraca concentram o maior número de inscritos, com respectivamente 5.483 e 2.832 candidatos.
Orientações
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Encceja, as provas serão aplicadas nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45, com as provas acontecendo das 9h às 13h. Já na etapa da tarde, portões abertos às 14h30 e fechando às 15h15, com a aplicação ocorrendo das 15h30 às 20h30.
Candidatos devem comparecer aos seus locais de prova com antecedência, portando documento de identificação com foto, caneta esferográfica preta em material transparente, cartão de confirmação de inscrição (disponível na página do participante) e Declaração de Comparecimento impressa, caso precise justificar sua presença no exame.
A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 23 de dezembro na Página do Participante: (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial).