Conversei com alguns políticos alagoanos sobre as formações de chapas para disputas proporcionais e majoritárias que ocorrerão nas eleições estaduais alagoanas, em 2022.
Apesar das eleições serem só no próximo ano, as discussões na busca por fechar grupos – ainda mais nas “batalhas” proporcionais – já ocorrem.
Alguns desses políticos com os quais conversei são dirigentes partidários e trabalham na montagem de suas legendas com base nas regras que valeram para as eleições municipais. Ou seja: sem a possibilidade de coligações.
Todos eles destacam a possibilidade de quatro partidos se fortalecerem para tentar fazer bancadas na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas: Democratas, PSDB, PP e MDB.
O primeiro figura por ser a legenda que é comandada pelo presidente da Casa de Tavares Bastos, Marcelo Victor (Solidariedade). Apesar de ser do Solidariedade, Marcelo Victor comanda o Democratas e pretende usar a legenda para eleger deputados federais e estaduais. Ele mesmo é um dos nomes que pode ir para o partido.
Quanto mais deputados Marcelo Victor ajudar, mas ele mantém para si o poder que hoje detém dentro do parlamento estadual.
O Democratas tem as portas abertas para Cibele Moura, Bruno Toledo, Dudu Ronalsa e para a permanência de Davi Maia.
Com informações Blog do Vilar / Cada Minuto