O prefeito de Maceió, JHC, visitou nessa segunda-feira (02), os terminais de ônibus do Eustáquio Gomes, já revitalizado e entregue à população, e do Village Campestre, que está em fase final de reforma, ambos situados na Cidade Universitária. Ele ressaltou a importância de transformar esses espaços públicos para melhorar a qualidade de vida dos maceioenses.
“São novos modelos de terminais de ônibus, integrados e seguros, com área de convivência e padrão diferenciado de todo o mobiliário urbano. Aqui também temos um sistema de monitoramento em vídeo, conectado diretamente com o DMTT, um local de parada segura, e teremos a mesma estrutura no Village Campestre. Com isso, os terminais serão mais do que pontos de embarque e desembarque, servindo à população em diversas formas”, afirmou JHC.
JHC destacou que a entrega do terminal do Village Campestre está prevista para breve, e que o objetivo principal das obras é modernizar e integrar os terminais à comunidade, tornando-os mais atrativos e seguros para os usuários.
Durante a visita, o prefeito também falou sobre a implantação do BRT Maceió, o maior projeto de mobilidade urbana da história de Alagoas, com um investimento de R$ 2 bilhões, que beneficiará aproximadamente 650 mil usuários do transporte público, conectando a parte alta à parte baixa da cidade em 50 km de novos corredores de ônibus.
“Vamos ter uma grande obra de mobilidade urbana, que é o BRT, que vai contar com 600 novos pontos, 440 ônibus geladão e a redução da viagem saindo do Eustáquio Gomes até a Praça Centenário será de 50 minutos. Com isso, vamos garantir mobilidade e conforto para levar os passageiros com segurança”, explicou o prefeito.
As melhorias estão sendo realizadas pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió e incluem a construção de um bloco administrativo, videomonitoramento, ampliação das plataformas e coberturas, e a inclusão de elementos arquitetônicos inspirados no filé, uma referência cultural de Alagoas.
Além das melhorias funcionais, os terminais também são adaptados para atender outras necessidades da comunidade, com a implementação de áreas para piqueniques, espaço de lazer para crianças, pista de caminhada e corrida, quadras esportivas, academias ao ar livre e praça de alimentação com espaço para food trucks.