JHC destaca resgate da história de Maceió em visita ao Parque do Centenário

Por Assessoria

O prefeito JHC visitou, nesta segunda-feira (07), o Parque do Centenário, no bairro Farol, que passou por uma completa revitalização. O espaço, que havia sido abandonado por anos, agora se transforma em um ponto de encontro revitalizado, oferecendo mais segurança e acessibilidade para os maceioenses e turistas.

Durante a visita, JHC enfatizou a importância do parque para a população. “Estamos resgatando o passado com o futuro de Maceió, revitalizando a área em um parque de mais de 16 mil metros quadrados, com espaços de lazer. Valorizando muito mais a cultura e a história do nosso povo”, disse o prefeito.

Foto: Itawi Albuquerque

A revitalização do Parque do Centenário inclui a instalação de um totem de videomonitoramento, equipado com câmeras de alta definição e um botão de pânico, aumentando a segurança do local.

“Esse totem é um passo importante em nosso compromisso com a segurança. Temos avançado nas tecnologias de monitoramento, que se tornaram ferramentas essenciais para a elucidação de crimes. Esse espaço é mais que um parque, é um símbolo da proteção que queremos garantir aos nossos cidadãos,” destacou o prefeito.

O projeto de revitalização abrangeu uma área de 16.810,28 m² e incluiu a substituição do meio-fio, a concretagem de passeios, e o assentamento de novos pisos e porcelanatos, criando um ambiente renovado. Os principais monumentos do parque, como o Mapa de Alagoas e a estátua de Durval de Góes Monteiro, também foram restaurados, preservando a história da cidade.

Entre as inovações, foram instalados bancos com entradas USB, permitindo que os visitantes carreguem seus dispositivos móveis. O parque agora conta ainda com uma nova iluminação, garantindo um ambiente seguro e acolhedor, além de fonte interativa, parquinho infantil, aparelhos de ginástica e espaço para pets, com bebedouros específicos.

História do Parque

O novo Parque do Centenário não só resgata um espaço de lazer, mas também a história da cidade. Segundo o site Bairros de Maceió.net, a praça tem suas origens como Parque do Centenário, nome adotado em 1939, quando Maceió completou 100 anos como Capital de Alagoas. Desde então, passou por várias denominações até retornar ao nome que agora representa um símbolo de convivência e história.