Paulo Dantas garante permanência de professores temporários na rede estadual

Foto: Assessoria / Pei Fon

O governador Paulo Dantas assegurou, nesta terça-feira (17), a permanência dos professores monitores, com contratos temporários, nos quadros do estado. Esses profissionais serão aproveitados nas ações de recomposição de aprendizagem para enfrentamento dos impactos causados aos estudantes da rede pública pela pandemia da Covid-19. 

O governador firmou esse compromisso durante o lançamento do Plano de Ação para recomposição da aprendizagem na rede pública estadual, em reunião com a participação da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, e de cerca de 200 professores monitores, no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. Havia a preocupação de que cerca de dois mil professores, que teriam os contratos encerrados até o dia 31 de maio, fossem dispensados com a chegada dos professores aprovados no último concurso público realizado pelo Estado.

O Plano de Ação de recomposição de aprendizagem começa a ser aplicado em todas as escolas da rede estadual a partir de junho e será composto por quatro novos programas da Educação: o Progressão Parcial, Foca no Enem, Professor Eventual e o LAP (Laboratório de Apoio Pedagógico).  Essas ações visam recuperar o nível do ensino e a aprendizagem nas unidades escolares de toda a rede pública de ensino de Alagoas, um dos primeiros estados do Brasil a lançar ações para reverter os prejuízos à aprendizagem dos alunos em tempos pandêmicos.

“Eu fiz essa reunião para garantir, pessoalmente, a permanência de vocês, professores monitores”, enfatizou o governador Paulo Dantas.  Ele salientou a importância desses professores para incentivar os alunos que estão concluindo o Ensino Médio, principalmente os que estão no terceiro ano, que são aproximadamente mais de 30 mil estudantes, para que consigam passar no Enem. “É fundamental que esses estudantes tenham um reforço e tenham uma aprendizagem melhor nessa reta final. E o Foca no Enem será fundamental para isso”, destacou Dantas.

O governador lembrou o fato histórico de o Estado de Alagoas ser o único no país que entregou um kit de material didático para todos os alunos do Ensino Médio. “Queremos anunciar e garantir para vocês, professores contratados, que o professor mentor vai continuar. Contem com meu trabalho, com minha determinação, e estaremos à disposição para tirar qualquer dúvida que vocês tiverem”, reforçou o governador.