“Portaria sai neste mês”: Bolsonaro promete rebaixar pandemia para endemia

Foto: Divulgação

Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira, (16), que o Ministério da Saúde planeja rebaixar a pandemia da Covid-19 para endemia ainda neste mês de março. 

De acordo com presidente, a mudança será feita através de uma portaria da pasta comandada por Marcelo Queiroga. “O nosso ministro da Saúde tem se comportado muito bem nessa questão, eu tenho conversado com ele. Ele já sinalizou, há poucos dias, que seria uma portaria dele, como define a lei, nós aqui sairmos da pandemia e entrarmos na endemia, ou seja, isso deve acontecer até o final deste mês”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro ressaltou também que a pandemia “chegou ao fim” e que os cuidados contra a doença, como a utilização de máscaras, “não se justificam mais”. 

Para que a pandemia se torne uma endemia, é preciso revogar a portaria vigente desde fevereiro de 2020,  que instaura o estado de emergência sanitária em decorrência da Covid-19. 

Queiroga passou a se reunir recentemente com autoridades e parlamentares para apresentar os números atuais da pandemia no país.