”Qualifica Educação” oferta cursos profissionalizantes na rede estadual

Foto: Assessoria/ Valdir Rocha

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fechou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para ofertar cursos profissionalizantes a estudantes da rede estadual de ensino que buscam concluir o ensino médio com uma profissão através do mais novo programa chamado Qualifica Educação.

As vagas destinam-se a estudantes matriculados nos segundos e terceiros anos do ensino médio, incluindo alunos que estão matriculados no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Vale destacar que, quem se matricular em um dos cursos profissionalizantes, receberá um auxílio estudantil para a realização do curso.

Rafael Brito, secretário de Estado da Educação, explica que o Qualifica Educação é mais um curso que visa proporcionar aos alunos da rede estadual uma oportunidade no mercado de trabalho. “Dar aos alunos a capacitação que o coloca diretamente no mercado de trabalho é transformador do ponto de vista social. Ele sai da escola com uma profissão e um mundo novo de oportunidades, com uma carreira pela frente. O auxílio financeiro durante o curso é outro diferencial porque por questões financeiras e sociais, muitos dos nossos jovens não conseguem permanecer estudando, o que não acontecerá com a ação do Qualifica Educação. Essa parceria com o Senai certamente irá contribuir para o futuro de toda uma nova geração de alagoanos”, enfatiza.

Como participar

Os interessados devem procurar a direção da escola onde estudam e se inscrever em uma das turmas abertas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no programa Qualifica Educação. Também é possível se cadastrar clicando no banner do programa que está disponível no site da Seduc.

Entre os cursos com vagas disponíveis estão o de assistente administrativo, eletromecânico de automóveis, almoxarife, confeiteiro, entre outros. Os cursos e as escolas onde serão realizados podem ser consultados no endereço eletrônico conteudo.al.senai.br/qualifica-maceio. O início das turmas está previsto para o dia 14/03.