Veja o que abre e o que fecha em Alagoas durante o Carnaval

Foto: Assessoria

Durante o Carnaval, a Prefeitura de Maceió declarou que os dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março serão considerados pontos facultativos na capital. Apesar dos festejos públicos estarem cancelados, as lojas do Centro de Maceió abrem no sábado (26), das 8h às 14h, e fecham nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. O Comércio volta a abrir na quarta-feira (2), a partir das 12h.

Os shoppings da capital adotam horário especial:

O Parque Shopping abre no sábado das 10h às 22h. De domingo a quarta-feira, funciona das 12h às 22h.

De 27 de fevereiro a 1º de março, o Shopping Pátio Maceió abre das 12h às 21h. Na quarta-feira, as lojas abrem das 12h às 22h.

O Maceió Shopping também abre no período. De domingo a terça-feira, praça de alimentação e lojas âncoras funcionam das 12h às 21h e lojas satélites, das 13h às 21h. No dia 2 de março, todas as lojas abrem das 12h às 22h.

O Shopping Farol abre no sábado, das 9h às 20h, mas fecha na segunda-feira e na terça-feira, com exceção do Cine Premium Cinemas, que funciona em horário normal. No dia 2 de março, as lojas voltam a abrir das 9h às 20h.

Supermercados também adotam horário diferenciado:

O Atacadão funciona em horário normal. No sábado e nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março, as unidades Praia, Aeroporto, Petrópolis e Arapiraca abrem das 7h às 22h. No domingo, o horário é das 7h às 18h.

As lojas do Palato também abrem em horário habitual. De sábado a quarta-feira, a unidade Farol funciona das 7h às 22h, a unidade Praia, das 6h às 22h, a unidade Parque, das 7h às 20h, e a unidade Ponta Verde funciona 24 horas.

As lojas do Hiper Bompreço abrem em horário normal, das 7h às 22h. As lojas do Super Bompreço abrem no sábado e na segunda-feira das 6h às 23h e no domingo e na terça-feira funcionam das 6h às 22h. Já o Sams’s Club Maceió opera normalmente, com abertura das 8h às 21h no sábado e de segunda-feira a quarta-feira. No domingo, as portas ficam abertas das 8h às 20h.

Horário de funcionamento de mercados e feiras você encontra aqui.

Interior

Em Penedo, conforme acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista e o Sindicato dos Comerciários, as lojas do Comércio fecham no dia 28 de fevereiro e no dia 1º de março, reabrindo apenas na quarta-feira (2).

De acordo com o Sindilojas Palmeira dos Índios, não há lei federal, estadual ou municipal estabelecendo os dias de Carnaval como feriado. Segundo os calendários do Governo Estadual e da prefeitura, as datas são definidas como ponto facultativo, mas tem validade apenas para servidores públicos. Diante disso, para a iniciativa privada, segundo o Sindilojas, fica a critério do lojista abrir ou não. O mesmo entendimento vale para União dos Palmares, conforme o Sindicato do Comércio Varejista da cidade.

Em Arapiraca, o Sindicato do Comércio Varejista emitiu nota informando que, em se tratando de data que não faz parte dos calendários oficiais de feriados nacional, estadual e municipal, cabe ao lojista decidir pela abertura ou não do estabelecimento no período.