Delegacia do município de Pilar é transformada em Escola

Foto: Assessoria

Investir em Educação é prioridade no Pilar, onde a oferta de condições de trabalho e a valorização do servidor resgatam cada vez mais a credibilidade na rede municipal de ensino. São novas escolas, profissionais capacitados e tudo o que há de melhor para fortalecer o processo de aprendizagem. Até delegacia foi transformada em escola para acolher quem acredita num futuro melhor por meio dos estudos.

Foi o que aconteceu na Chã do Pilar, onde a Escola de Educação Básica Embaixador Renato de Mendonça ganhou, na gestão do prefeito Renato Filho, um anexo destinado a 160 alunos da rede municipal. O anexo funciona na antiga delegacia da cidade, desativada em 2019, quando o Governo de Alagoas inaugurou um Centro Integrado de Segurança Pública. O Município, então, recuperou o prédio e, oito meses depois, entregou mais um importante equipamento público à população pilarense.

Foto: Assessoria

Com a ampla reforma, as grades deram lugar a carteiras, enquanto as celas foram substituídas por cinco salas de aula climatizadas. O espaço anexo à Escola Renato de Mendonça também tem copa e refeitório, além das salas da psicóloga e coordenação, como explica o diretor Carlos Alberto dos Santos.

“O prédio principal acabou ficando pequeno em virtude da demanda. Foi quando o prefeito Renato Filho resolveu reformar a antiga delegacia, que, hoje, é uma extensão da escola, onde também ofertamos reforço escolar e Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, conta o também professor de Geografia, acrescentando que, no contraturno, os estudantes podem fazer uso do transporte escolar para a prática de atividade física no complexo esportivo da cidade.

Há 22 anos, o pilarense Fernando Alves leciona língua portuguesa para quatro turmas da Renato de Mendonça e destaca a importância do investimento.

“O simples fato deste prédio já ter sido uma delegacia já é esplendoroso. Sinto-me muito feliz e realizado porque temos uma estrutura adequada tanto para os alunos, quanto para nós professores. A Prefeitura alicerçou a educação municipal. E esta escola se tornou a extensão da minha casa. Durante todo esse tempo, nunca fui tão acolhido como hoje, técnica e fisicamente”, garante Fernando.

Foto: Assessoria

Ele lembra também a capacitação dos profissionais que fazem a Educação do Pilar. “Nosso corpo docente transmite conhecimento com excelência porque é muito qualificado. Já temos muitos doutores, e os alunos só têm a ganhar com isso.