Falpe/Senado: disputa acirrada entre Renan Filho, Collor e Fábio Costa

De acordo com os mais recentes números da pesquisa eleitoral do Instituto Falpe, que ouviu 1.200 eleitores de Maceió entre os dias 01 e 04 de dezembro deste ano, a disputa pelo Senado Federal – ao menos na capital alagoana – seria acirrada caso as eleições fossem hoje.

Em um primeiro cenário, o Instituto mostra a liderança do governador Renan Filho (MDB), com 23% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o atual senador Fernando Collor de Mello (PROS) com 19,5%. O terceiro colocado é o vereador por Maceió Fábio Costa (PSB) com 17%.

O vice-prefeito da capital, Ronaldo Lessa (PDT), que também ensaia uma possível candidatura, surge com 9,5%.

É válido lembrar que dos nomes postos o único que confirma presença na disputa é Fernando Collor de Mello.

Segundo cenário

O Falpe ainda analisa um segundo cenário em que estariam presentes apenas as candidaturas de Renan Filho e Fernando Collor de Mello. O emedebista fica com 31% das intenções de votos. Collor segue na segunda posição com 29%. Levada em consideração a margem de erro, temos mais um empate técnico.

O número de eleitores que afirmam que não votariam em nenhum dos dois soma 29%. Os que não opinaram soma 11%. Ou seja: se repete a análise do primeiro cenário: disputa acirrada com cenário totalmente aberto.

Rejeição

A pesquisa também pergunta em quem os eleitores maceioenses não votariam para o Senado Federal. Fernando Collor lidera a rejeição com 15%. Renan Filho tem 12,5%. Ronaldo Lessa tem 8,5% e Fábio Costa surge com 6%. O número dos que não rejeitaram algum dos candidatos é de 21,5%. Mas, 36,5% não opinaram.

Com informações Blog Lula Vilar / CadaMinuto