14º Salário dos aposentados deve ser votado dia 24

Um embate entre a bancada governista e os defensores da proposta, tem feito com que o Projeto de Lei 4367/2020, que cria o 14º salário para os aposentados e pensionistas, continue se arrastando na Câmara dos Deputados há alguns meses, mas agora, ao que tudo indica, poderá finalmente ser votado na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro.

Mas a aprovação depende ainda que seja acatada a subemenda que reduz o benefício de 4 para apenas dois anos. A ideia foi do relator do PL, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), diante da resistência de alguns parlamentares, que colocaram essa condicional para que o benefício fosse aprovado pelo governo federal. Já o deputado governista Ubiratan Sanderson (PSL-RS), ainda pretende agendar uma reunião junto ao Ministério do Trabalho.

“Vamos ser responsáveis, para que haja a possibilidade jurídica e orçamentária, para que se for o caso, a matéria passe, então vamos tratar disso, não tem como adiantar nada agora”, argumentou.

Aproveitando que a proposta de reduzir a duração do benefício foi um ponto relativamente acordado entre governo e apoiadores do 14º, o vice-presidente da Comissão, deputado Sidney Leite (PSD-AM), deu uma previsão de votação para a próxima semana, quando a Comissão volta a se reunir.

“Quero dizer ao deputado Mitidieri e ao deputado Pompeu de Matos que, se o governo quer e a oposição quer, o projeto vai ser aprovado. Então vamos aguardar na próxima quarta-feira aqui e vamos votar o projeto e aprovar com essa modificação”, anunciou Leite.

Com informações Agência Brasil