HGE salva a vida de criança que teve pneumonia, derrame pleural e precisou de UTI

Por Ascom Sesau

A dona de casa Geovana Santos Campos, de 20 anos, viveu um grande susto com o seu único filho, José Gael Santos, de apenas 2 anos. Ele desenvolveu pneumonia, que causou derrame pleural nos dois pulmões e a necessidade de internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. 

Foto: Ascom Sesau

Após um longo período internado, finalmente a família celebra a volta do pequeno para casa, em tempo de comemorarem a Páscoa com toda a família reunida. 

“O meu filho começou com sintomas gripais que não cessavam. No dia 21 de março, surgiu a febre, então levamos ao hospital da nossa cidade, São José da Tapera. Lá, ele foi medicado e mandado para casa com recomendações. Sendo que, no dia seguinte, ele começou com o cansaço. Voltamos ao hospital e, como não teve melhora, fomos transferidos para o Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema”, lembrou a mãe.

Durante o internamento, já com inchaço nos pés e barriga, foi diagnosticada a pneumonia após a realização de um raio-x. Para piorar, após a realização de uma tomografia computadorizada, foi identificado o derrame pleural no pulmão direito.

Nesse momento, Geovana recebeu a notícia de que precisaria viajar à Maceió para um tratamento mais especializado. Então se deslocaram à maior unidade referência em Pediatria de Alagoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HGE.