Grito dos Excluídos reúne movimentos sociais na Pajuçara contra o governo federal

O tradicional Grito dos Excluídos, que acontece normalmente no dia 7 de Setembro, reuniu centenas de integrantes de movimentos sociais na Praça Sete Coqueiros, no bairro da Pajuçara, em Maceió, na manhã desta terça-feira.

Esta é a 27ª edição do ato e o tema escolhido é: “Vida em primeiro lugar”. Além de protestar contra o governo Bolsonaro, os manifestantes estão na luta em defesa do SUS, por participação popular, comida, moradia, trabalho e renda.

Eles se concentraram, gritaram palavras de ordem em repúdio à atuação do governo federal, cantaram e dançaram com grupos artísticos e indígenas.

“Como o dia 7 de setembro é conhecido como o Dia da Independência, estamos também celebrando o 27º Grito dos Excluídos. O grito é uma articulação das pastorais da Igreja Católica e tem exatamente como intuito, no sentido, inclusive, de se contrapor a ideia de independência, mas uma independência que gerou excluídos. É uma Independência que deixa à margem milhões de brasileiros e brasileiras excluídos dos direitos básicos que existem na sociedade”, disse Débora Nunes, da Coordenação Nacional do MST.

Com informações Gazetaweb