Maceió, 15 de janeiro de 2025

Carregando….

Carregando….

Governo suspende descontos automáticos no INSS e promete ressarcir aposentados

Por G1

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não terão mais descontos automáticos em seus benefícios para entidades da sociedade civil, mesmo que tenham autorizado previamente essas cobranças.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (24) pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, em entrevista no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, os valores já descontados neste mês não serão repassados às entidades e serão devolvidos aos beneficiários na próxima folha de pagamento.“Os recursos descontados dos aposentados que iriam para as associações em maio já não vão mais. Esses valores serão retidos e restituídos. A partir de agora, nenhum aposentado será descontado em sua folha”, afirmou Carvalho.

A decisão ocorre um dia após o governo federal suspender todos os convênios com entidades como associações, sindicatos e confederações que realizavam descontos diretamente dos benefícios para financiar serviços diversos. No entanto, até então não havia clareza sobre o destino dos valores já retirados este mês — os pagamentos começaram a ser feitos nesta quinta (24) e seguem até 8 de maio.