Governador debate planos de ações para cidades afetadas com secretário nacional da Defesa Civil

Por Ronaldo Valentim, com Assessoria

O governador Paulo Dantas esteve reunido, nesta segunda-feira (10), com o secretário nacional da Defesa Civil, Wolney Wolf, para traçar os planos de ações para dar assistência aos mais de 25 mil atingidos pelas chuvas que caíram em Alagoas. Eles conversaram sobre como recuperar os municípios que entraram em situação de emergência. Além disso, o encontro definiu detalhes da visita técnica que será realizada nesta terça-feira (11), e que contará com a presença dos ministros Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social).

Foto: Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas destacou o compromisso em trabalhar para minimizar os danos e também evitar as tragédias. “O Estado agiu rapidamente para socorrer as vítimas das chuvas e dar o suporte para todos os municípios. Estive visitando muitos dos locais atingidos, conversando com as pessoas e garantindo que vamos chegar com o apoio. Agora vamos debater como evitar que o cenário volte a se repetir, por meio de um plano consistente que envolva o Estado, os municípios e o governo federal”, analisou. 

Wolney Wolf ressaltou a importância de os municípios afetados apresentarem a estimativa dos danos causados pelas chuvas para que sejam colocados em prática e com celeridade os planos de ações, que contarão com os recursos do Governo Federal. “A primeira solução é construir o plano de ajuda humanitária, em seguida a meta é aplicar o plano de restabelecimento, para trazer normalidade à vida das pessoas, através de desobstrução de vias e bueiros e limpeza de rios, e o terceiro plano é o de reconstrução, voltado para recuperação de maiores áreas de infraestrutura”, explicou.