A CBF iniciou a negociação dos direitos de transmissão da Copa do Brasil por meio de uma conferência sem regras muito bem esclarecidas, o que gerou propostas diversas e desconforto no mercado. Antes disso, a entidade conversou com a Globo e provocou mal-estar com o SBT.
O canal de Silvio Santos ficou bastante incomodado pois não foi ao menos chamado para a rodada inicial. Por causa disso, segundo o UOL Esporte, a empresa da família Abravanel fez uma proposta às pressas.
No início, a CBF sinalizou que seguiria o exemplo da Conmebol e contrataria uma agência para a condução das negociações. No final das contas, ela não cumpriu o prometido, pelo menos por enquanto, e promoveu conversas diretas com a emissora da família Marinho.
Em busca da manutenção do acordo, a Globo colocou uma proposta na mesa em parceria com a Amazon. Pela oferta, ainda de acordo com a reportagem, haveria um aumento pequeno em relação ao valor pago atualmente, algo em torno de R$ 500 milhões por ano.
Nem todas os canais receberam a informação da conversa direta com representantes da Globo, o que desencadeou o mal-estar do SBT, bastante interessado na Copa do Brasil. A emissora foi recebida pela CBF, mas o prazo foi curtíssimo para a criação de um plano de negócio robusto.