A Federação Única dos Petroleiros (FUP) denunciou um surto de casos de Covid nas plataformas de petróleo. Eles dizem ainda que a realização dos testes é demorada e que a Petrobras não está seguindo os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias.
Os petroleiros se queixam da forma como a empresa vem tratando os funcionários que apresentam sintomas em alto mar, e também quem divide o camarote com alguém doente.
Um funcionário contou que ele e outros funcionários ficaram isolados na plataforma, quando deveriam ter sido desembarcados para fazer o teste.
Um outro petroleiro contou que a plataforma onde trabalha decretou um lockdown na semana passada. Embarques e desembarques foram proibidos até a chegada de uma equipe de testagem, dois dias depois. Mas os serviços foram mantidos, e muitos funcionários continuaram trabalhando mesmo apresentando sintomas.
Mais de 1,5 mil funcionários da Petrobras estavam com Covid esta semana, segundo levantamento da estatal e divulgado ontem pelo sindicato da categoria. A FUP calcula que outros 3 mil terceirizados possam estar com a doença, e cobrou da Petrobras que trabalhadores com sintomas sejam desembarcados e testados imediatamente.
“Infelizmente todo arcabouço de ações que a Petrobras vem tomando não está sendo suficiente para levar a tranquilidade e segurança que estão offshore. Os trabalhadores não têm a responsabilidade de em troca da sua saúde e segurança e tranquilidade emocional serem submetidos a privações, condições liberdade, condições indignas de trabalho”, disse Antonio Raimundo Teles, diretor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da FUP.
Com informações Globo.com