O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram nesta segunda-feira (13) o balanço oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Ao todo, apenas 12 estudantes em todo o Brasil alcançaram a nota máxima na redação do Enem 2024. Entre eles, se destaca Marina Vieira Almeida Lima, uma jovem de 17 anos, que atualmente mora em Piranhas, interior de Alagoas, até sair o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sonha em cursar Medicina e se especializar em Psiquiatria.
O tema da redação deste ano: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, foi recebido com entusiasmo por Marina. “É um tema importantíssimo e muito discutido atualmente. Já tinha escrito sobre os impactos da escravidão no Brasil, o que me ajudou na construção das teses.
A herança africana é a base da nossa cultura, mas ainda é marginalizada e atacada. Essa pauta precisa de destaque e respeito”, defende. Mesmo com todo o preparo, a adolescente confessa ter ficado surpresa com o resultado.
“A sensação foi de euforia e dever cumprido. Foi um período de muito estudo, choro e cansaço. Por várias vezes tive vontade de desistir, mas, no fim, valeu a pena. Sinto-me honrada, pois mostra que todo o esforço não foi em vão.” Agora, a jovem está ansiosa pelos resultados do Sisu e do vestibular seriado da UPE, onde tenta ingressar no curso de Medicina.
“Quero muito fazer Medicina e me especializar em Psiquiatria, então estou torcendo para que eu passe no curso, seja na UFAL, na UNCISAL ou até mesmo na UPE. Após esse resultado, estou com as expectativas lá em cima e espero que dê tudo certo, pois o meu sonho é cuidar das pessoas e das suas saúdes mentais”, acrescenta.