O Governo de Alagoas segue transformando e qualificando os ambientes escolares em todo o estado. Nesta sexta-feira (12), a partir das 9h, será a vez da população pilarense receber do governador Paulo Dantas e da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, mais uma obra: a entrega da tradicional e centenária Escola Estadual Oliveira e Silva. A histórica instituição de ensino, que integra a 12ª Gerência Especial de Educação (GEE), foi totalmente renovada, beneficiando 70 servidores e 460 estudantes com ensino médio integral e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA Modular).
Centenário
Fundada em 1924, a unidade recebeu este nome em homenagem ao tio do jornalista pilarense e ex-governador de Alagoas Pedro da Costa Rêgo, e é considerada uma das mais tradicionais do município, formando diversas gerações de pilarenses ilustres.
Nestes cem anos de história, a escola continua destacando-se pelo ensino ofertado, sempre primando pela qualidade e incentivo ao protagonismo estudantil, levando a Câmara Municipal de Pilar a aprovar uma Moção de Aplauso, em 2023, em reconhecimento à melhoria dos índices educacionais e à importância da Escola Oliveira e Silva para a comunidade pilarense 2023.
Dentre as recentes conquistas, merecem destaque a participação na edição 2023 do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino, com 10 trabalhos inscritos, além da participação em programas como o Daqui pra o Mundo, estudante como porta-voz do Instituto Natura, que apoia a expansão do ensino médio integral, e a participação de quatro alunos inscritos no programa Parlamento Jovem Brasileiro, sendo semifinalista no programa Jovem Embaixador, além de campeã do concurso de redação para representar a 12ª Gerência Especial de Educação (GEE) no Desfile Cívico da Emancipação Política de Alagoas, em 2022 e 2023.
Além da Oliveira e Silva, Pilar conta ainda com outras duas unidades da rede estadual: a Professor Arthur Ramos e a Valdecy Gomes de Vasconcelos. Somadas, elas beneficiam 1.785 alunos no município. Já a 12ª GEE, que responde por nove cidades – Pilar, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Satuba, Rio Largo, Messias, Flexeiras, Joaquim Gomes e Novo Lino – , atende 11.854 estudantes.