Em Junqueiro professores de Educação Física participam de Formação Continuada sobre práticas para PCDs

No último sábado em Junqueiro a Secretaria Municipal de Educação realizou a Formação Continuada para Professores/as de Educação Física em Atividades para Pessoas com Deficiência (PCDs). Sob o título Paradesporto Escolar, foram abordados os seguintes temas no encontro: Pessoa com deficiência; Inclusão; Pesquisa; Projeto Caminho Suave; Capacitismo; Desporto Paralímpico; e Paradesporto.

A formação foi ministrada pelo neuro psicopedagogo Irã Cândido Teles da Silva, que também é o atual presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais  e da Federação Alagoana do Desporto Universitário.  A capacitação foi dividida em duas partes – teórica, no matutino e prática, no vespertino. A primeira aconteceu no auditório da SEMED e a segunda no Ginásio Municipal Hidemburgo Pereira.

Coordenadora de Educação Física da SEMED, Ana Beatriz conta que a primeira formação sobre a questão dos PCDs será voltada para o Paradesporto Escolar. Ressaltando que as demais formações, com essa referência, terão outras abordagens sobre a questão PCDs.

“O trabalho dessa formação realizada hoje foi voltado para pessoas com deficiência. E foi pensada devido à demanda que estamos recebendo, após a inauguração do Centro de Atendimento Educacional Especializado. Portanto, resolvemos realizar essa formação para qualificar, desmitificar e dar experiências para os novos educadores físicos que estão conosco hoje”, disse.

Para o prefeito Leandro Silva, a formação de professores de Educação Física com o tema PCDs, auxiliará o trabalho do recém-inaugurado Centro de Atendimento Educacional Especializado. “O CAEE deve atuar nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. E, vem oferecendo, desde o início da sua implementação, ações de defesa dos direitos, sensibilização sociocultural, conscientização e prevenção na área da deficiência. Proporcionando a articulação de apoio familiar através de serviços e orientações, visando à melhoria da qualidade de vida”, finalizou.

Segundo a Secretária, Jannesmar Palmeira, a Semed tem a convicção que a formação do professor é fundamental para reflexão sobre novas práticas pedagógicas. “Estamos desempenhando esse papel, tendo como objetivo principal o pleno desenvolvimento do aluno e a qualidade da Educação”, disse.  A Formação Continuada para Professores de Educação Física em Atividades para Pessoas com Deficiência é uma ação do Programa EducAÇÃO, realizado pela SEMED. Sendo destinada aos professores e professoras da rede pública municipal de Educação.

Com informações de Samuel da Silva Brito

COMENTÁRIOS